domingo, 14 de outubro de 2007

Sou professor!

Sou professor! E daí?
Há tantos que exercem esta função!
Mas eu sou professor. Tento ser diferente da maioria dos outros.
Não dou aula pensando apenas no dinheiro que vou receber, mas na alegria de ver meus alunos aprendendo coisas novas.
Não uso métodos fechados, mas estou sempre pronto a mudar as coisas para facilitar o processo do aprendizado.
Não dou provas. Avalio o que conseguiram aprender, para ver até onde estou sabendo ensinar.
Não reprovo os alunos. Procuro ajudar todos a vencerem suas dificuldades, pois sei que, incentivando-os, eles terão um futuro melhor.
Sou professor! E daí?
Invisto horas estudando, preparando materiais, consultando, analisando e avaliando como está meu desenvolvimento, procurando descobrir se estou conseguindo atingir as reais necessidades dos meus alunos.
Quero que meus alunos aprendam não apenas as matérias dadas, mas também a serem humanos melhores. Minha sala de aula não fica limitada às quatro paredes. Procuro ensinar com a vida, conversando com meus alunos, passeando com eles, contando piadas e rindo, olhando nos seus olhos para conhecer suas necessidades e carências.
Sou professor. E daí?
Há tantos que exercem esta função!
Mas eu sou professor. Faço da minha um ministério. E isso me faz diferente de tantos outros que se limitam apenas a transmitir idéias ao invés de ensinar.

Nenhum comentário: