sábado, 31 de maio de 2008

O caminho da humilhação


O deserto é um lugar onde o homem tem que aprender várias lições importantes para sua vida. Uma delas é a lição da humilhação.
Não existe arrogância e presunção que sobrevivam aos desertos da vida. Há pessoas que se julgam poderosas e cheias de sabedoria. Pensam ter um poder especial de Deus que as livra de todos os problemas. Humilham os outros, desprezam os que pensam diferentes delas e atacam todos os que se colocam em seu caminho. Mas quando vão para o deserto tem que reconhecer que não sabem nada, que não podem nada, que não são nada.
Não há como caminhar no deserto com o nariz empinado. Pelo contrário, se não tomar cuidado, a pessoa terá que se arrastar nele, reconhecendo sua total incapacidade de superar os obstáculos enfrentados.
Moisés julgava-se muito poderoso, após ter sido criado no Egito, na casa do faraó. Tanto que pensou que podia fazer justiça com as próprias mãos. Mas após 40 anos no deserto ele tentou fugir da responsabilidade de guiar o povo de Deus para a terra prometida. Se o chamado tivesse sido 40 anos antes, ele teria dispensado a ajuda do próprio Deus, por julgar-se capacitado para a obra. Mas o deserto ensinou que só se consegue vencer quando a vida está na dependência do Senhor Todo Poderoso.
Se você está enfrentando os desertos da vida, humilhe-se diante de Deus, busque de coração a Sua força e viva na Sua dependência, para que no tempo oportuno Ele restaure sua vida e o capacite para a Sua obra.

Nenhum comentário: