sábado, 23 de junho de 2007

Que é o homem?

O ser humano é um ser inteligente, racional, capaz de escolher seus caminhos, desenvolver suas habilidades, mas tem usado sua criatividade para sua própria destruição. É um ser forte, que desenvolve máquinas capazes de superar seus limites, mas cai prostrado diante da dor, da decepção e da derrota.
O homem é um ser completo, com uma capacidade de raciocínio inigualável entre os seres vivos, mas sucumbe diante dos perigos que o ameaçam como uma criança que tem medo de escuro. Busca a fama, o dinheiro e o sucesso, mas quando consegue tudo isso percebe que continua vazio, sem paz e sem segurança. Julga-se infalível e invencível, mas erra nas coisas mais simples, foge de inimigos que só existem nas suas fantasias e, por fim, é vencido pela morte que tanto teme.
Homem: ser inteligente e ao mesmo tempo medíocre; forte, mas facilmente vencido; completo, mas inseguro. Julga-se senhor de si mesmo, mas vive mendigando o amor e o carinho do próximo. Esconde suas lágrimas, mas não pode fingir a tristeza que domina seu coração e que insiste em se mostrar através de seus olhos.
Homem, capaz de amar e odiar ao mesmo tempo, de abençoar e de amaldiçoar, de rir e de chorar. Tem que reconhecer que é limitado quando não consegue conquistar o que deseja, quando perde alguém importante, quando vê o próximo chegar onde ele não conseguiu.
Homem, quer ser independente, mas não consegue viver sem a ajuda de Deus, mesmo que O negue. E Deus, conhecendo-o como ninguém, capacita-o, a partir do momento em que ele se entrega, tornado-o capaz de superar seus limites e conquistar novos ideais. Sem Deus nada mais é do que alguém sem esperança, sem luz e sem direção. Mas ao receber o amor de Deus torna-se mais do que vencedor.

Nenhum comentário: