sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Ilusão

Ilusão
Diante de tantas decepções vividas, uma tendência do ser humano é alimentar ilusões, a fim de não ter que assumir a dor que sente.
A ilusão nada mais é do que a crença em coisas irreais. É uma fantasia usada para não se encarar a realidade. Ela ajuda a pessoa a se fortalecer e a caminhar mais algum tempo sem ter de encarar o fracasso e a frustração. Faz com que ela não tenha que admitir a derrota, por mais real que ela seja. Mas a ilusão fere quem a alimenta, apesar de ser difícil admitir isso.
Quem se ilude pensa que, com o passar do tempo, o problema será resolvido. Mas podem se passar anos e o problema continuará ali, esperando uma solução.
Afinal,
O tempo...
não cura as feridas;
não resolve os problemas;
não faz milagres.
A solução para as crises não está na ilusão, mas na ação. Quando se encara o problema, assumindo que ele gerou o mal, a pessoa começa a reagir contra ele, atacando o mal e não a si mesma. Isso porque a ilusão fere quem a alimenta, apesar de ser difícil admitir isso.
A partir desse momento, a pessoa pode até sofrer e se angustiar, mas isso faz parte do processo de libertação dos problemas e de cura de suas conseqüências.
Quando luta contra o mal, a pessoa descobre que aquilo que lhe causou tanta dor pode ser um grande livramento e uma oportunidade para a conquista de novos sonhos e realizações. Mas, se não quiser tentar, vai continuar a vida toda se iludindo e chegará o dia em que olhará para trás e descobrirá que apenas passou pela vida, mas não viveu.

Nenhum comentário: